Criado oficialmente pelo roteirista Stan Lee e pelo desenhistaSteve Ditko, Stephen Vincent Strange, o Doutor Estranho, apareceu pela primeira vez em Strange Tales #110, de julho de 1963. Inicialmente apresentado como um "mestre da magia negra", Strange assumiu dez anos depois, com a morte de seu mestre, o título de Mago Supremo; desde então, é conhecido como o personagem mais poderoso do universo mágico e místico da Marvel Comics.
Alguns dos personagens mais conhecidos das histórias do Doutor Estranho já apareciam nas edições seguintes de Strange Tales, entre 1963 e 1964, como a entidade Dormammu - arqui-inimigo do herói, que usa a Dimensão Negra como base de seus ataques ao plano terreno -, a feiticeira Clea, sobrinha de Dormammu e interesse amoroso de Strange, e o serviçal Wong, guardião da residência do Doutor Estranho: o sobrado de três andares Sanctum Sanctorum, construído em Nova York sobre terreno pagão e ponto de confluência de energias sobrenaturais.
Outros elementos consagrados que também já apareciam no começo das HQs são os instrumentos que Doutor Estranho usa para aumentar seus poderes, como a Capa de Levitação, que dá a capacidade de voo a quem a usa, o Livro de Vishanti , com uma lista de feitiços, e especialmente o Olho de Agamotto, que serve como proteção, revela ilusões, dispensa magias e gera rajadas de energia. Se Stephen Strange já tem muito em comum comTony Stark - desde o cavanhaque (em algumas interpretações) até a arrogância -, o Olho de Agamotto, que o Doutor carrega como um amuleto junto ao peito, é esteticamente similar ao Reator de Arco do Homem de Ferro.
Apesar dessas semelhanças - Doutor Estranho e Homem de Ferro foram criados num intervalo de quatro meses por Lee - o estilo das HQs do mago era bastante particular, com paisagens surrealistas e efeitos psicodélicos que, combinados com a trama cheia de cosmologias e misticismos, caiu no gosto da geração universitária dos EUA nos anos 1960 que se abria a experimentações e culturas orientais. No importante ano de 1968, então, chegava ao fim a sérieStrange Tales (que ainda era estrelada por nomes como Tocha Humana e Nick Fury em épocas diversas), que, sem zerar sua numeração, passou a se chamar Doctor Strange.
Doutor Estranho quase virou série de TV em 1978, quando a Universal produziu um longa-metragem como forma de episódio-piloto. Com Peter Hooten no papel principal e Jessica Walter (hoje conhecida como a Lucille Bluth de Arrested Development) interpretando a feiticeiraMorgana, o telefilme tomava algumas liberdades em relação aos quadrinhos - Stephen Strange é órfão, residente de psiquiatria, mulherengo mas não arrogante, e não sofre o acidente que acaba com os movimentos de suas mãos - mas tinha o visual psicodélico que era associado ao herói na época: as cenas ambientadas nos sonhos (uma dimensão à parte, segundo o mestre de Strange,Thomas Lindmer, personagem que só existe no telefilme) parecem viagem de LSD.
Mais fiel à origem, mas nem tanto, é o longa-metragem animado lançado pelo Marvel Studiosem 2007. Estão lá elementos tirados diretamente dos quadrinhos de 1963, como a traumática relação de Stephen com sua irmã (cuja doença terminal o incentiva a estudar medicina) e a disputa na hierarquia na ordem tibetana (o violento Mordo, primeiro na linha de sucessão do Ancião, se rebela quando Stephen se torna o pupilo do mestre). Para não causar estranhamento com o público jovem, porém, o filme privilegia a ação - a equipe do Ancião basicamente cria armas brancas, escudos e projéteis com magia - e deixa de lado o ocultismo, como repetir frases para conjurar feitiços.
Nos projetos atuais do Marvel Studios no cinema, a única referência a Doutor Estranho feita até agora é extra-oficial: um vislumbre rápido, na sala de tesouros de Odin, do que pode ser o Globo de Agamotto, que Strange mantém no Sanctum Sanctorum para fins de clarividência: identificar perigos e onde magia está sendo usada no mundo. Com o feiticeiro chegando aos cinemas na Fase 3 da Marvel, mais novidades devem sair em breve. O filme do Doutor Estranho tem roteiro escrito por Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer e deve chegar aos cinemas em 2016.
Em breve estarei publicando mais matéria sobre outros personagens.
Em breve estarei publicando mais matéria sobre outros personagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja um herói e nos deixe um comentário.